Loading... (0%)

Feliz dia Internacional da Mulher

08 março 2017

“Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos ‘em formol’ nem em spa… viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos. Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se! A beleza é tudo isto. Tudo junto”.
(Paulo Coelho)

Por isso, CUIDEM-SE!
A visita periódica ao ginecologista e a realização de exames laboratoriais são poderosos aliados dos médicos para diagnosticar e prevenir doenças graves. “Por mais que os profissionais indiquem uma avaliação anual completa, muitas mulheres só procuram o consultório quando sentem algum incômodo”, dizem os ginecologistas.

Para orientar, os médicos listaram alguns exames preventivos que toda mulher deve fazer no mínimo uma vez ao ano.

Citologia Oncótica Cervical

Conhecido popularmente como Papanicolau, o exame rastreia alterações nas células do colo do útero (parte inferior do útero que se liga à vagina), podendo diagnosticar câncer de colo uterino, neoplasias intra-epiteliais cervicais, bem como doenças sexualmente transmissíveis como tricomoníase e gonorreia. O diagnóstico precoce evita a progressão para o câncer.
Após dois anos de resultados normais, o Ministério da Saúde recomenda que o procedimento seja realizado com o intervalo de três anos, desde que não haja troca de parceiro sexual. Segundo Dra. Flávia, não é comum esperar tanto tempo. “Na prática, esse raciocínio é pouco usado, pois o benefício da coleta, através dos diagnósticos que traz, é muito grande, o que não justifica um intervalo tão longo”, garante.

Exames de Sangue e Dosagens Hormonais

Essas análises verificaram se os componentes e nutrientes do sangue estão normais. Exames como TSH, T3 e T4 livre vão identificar alterações nos hormônios tireoidianos. Testes de glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, creatina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática) e hemograma completo também devem ser realizados de acordo com o caso da paciente, ressaltando que não precisam ser feitos todos os anos. “Desta forma, qualquer alteração pode ser investigada e a causa tratada precocemente”.

Mamografia e Ultrassom de Mama

Todas as mulheres entre 40 e 50 anos devem realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama. Para mulheres mais jovens, entre 16 e 39 anos, é indicado o ultrassom da mama. “A avaliação pela mamografia consiste em produzir uma imagem radiográfica, obtida por um aparelho de Raios-X chamado mamógrafo. O exame clínico, realizado pelo médico no consultório, identifica apenas nódulos ou tumores que já atingiram ao menos um centímetro, logo não substitui os exames complementares”.

Ultrassonografia Pélvica Transvaginal

É recomendado ultrassonografia sempre que houver alguma alteração no exame físico ou na investigação complementar das irregularidades menstruais e disfunções hormonais, bem como nas pacientes com dificuldades para engravidar. “Além de detectar problemas no ovário, o exame avalia o endométrio e a parede uterina, podendo identificar possíveis alterações no órgão”.

E AINDA…

Cuidar do corpo; melhorar a mente; alimentar o espírito com a fé, cuidar dos relacionamentos, da família, dos amigos. Gerenciar a agenda da família e da rotina diária do trabalho…
FAZ BEM A SUA SAÚDE!

“Hoje o mundo homenageia a mulher pela passagem do seu dia. Uma data que relembra um momento de luta destas bravas trabalhadoras. E é uma honra para o PREVIJUNO parabenizar todas as Servidoras Públicas do Município de Juazeiro do Norte/CE, recordando o valor da sua contribuição na construção de uma sociedade mais igualitária e justa”.

Uma homenagem do PREVIJUNO ao
Dia Internacional da Mulher.

Parabéns, Servidora, pelo Dia da Mulher!